5.9.08

O Cliente Insatisfeito

Entra um cliente particularmente insatisfeito num restaurante frequentado, mas sem grande reputação. Como se fosse natural, começa imediatamente a julgar os defeitos minúsculos do interior do restaurante. Plantas de plástico, cadeiras e mesas instáveis, toalhas reutilizadas e alguns copos de vinho sujos. O restaurante tem um salão grande, mas com apenas 25 centímetros entre as mesas, fazendo com que os clientes fiquem desconfortavelmente perto um dos outros.
Ao sentar-se, o cliente insatisfeito dispara logo uma série de ordens e desejos ao jovem empregado que se aproxima.
- "Esta cadeira é lastimável! Arranje um apoio para esta mesa. E uma toalha em melhores condições, está bem? Quero um gin-tónico com gelo feito de água mineral."
Fartos de correr estão os 3 empregados que são necessários para conseguir satisfazer os primeiros desejos deste cliente insatisfeito. O empregado encarregue desta mesa caminha nervosamente até ao lado do furioso cliente. Antes de fazer o pedido o cliente insatisfeito faz inúmeras perguntas complicadas e rídiculas acerca da ementa.
- "Isto aqui, que tipo de massa é? Dá para trocar a massa por arroz? Que tipos de arroz há? Só há desse? Que tipo de arroz é? Então prefiro massa. A salada grega é grande? Tem queijo mozarella? E especiarias, tem? Qual é a qualidade da carne? E como é a carne temperada?"
O pedido dele é ridiculamente grande e complicado.
- "Escolho este vinho tinto, mas tem de vir a exactamente 14ºC! Quero a minha entrada JUNTO com o prato principal, é uma sopa feita com legumes frescos, o que significa que foram colhidos HOJE, nada de congelados! O meu bife tem de ser muito mal passado, apenas 26 segundos de cada lado, de maneira igual! A salada de tomate não pode ter sementes! O meu arroz não pode estar a tocar na outra comida no prato! A comida tem de vir com uma temperatura de pelo menos 60ºC! E já agora, por que RAIO é que tenho esta colher suja? E esta faca mal afiada?"
O empregado escreve furiosamente, sem discutir, e finalmente pergunta:
- "É tudo, senhor?"
- "Não! A refeição TODA não pode ter nada do seguinte."
E produz ainda uma lista de várias componentes culinários os quais é alérgico ou que simplesmente não gosta.
Derrotado, o jovem empregado regressa à cozinha para explicar a situação ao cozinheiro. Entretanto outro empregado está a ser massacrado enquanto abre o vinho:
- "Chamas isso abrir uma garrafa? Isso está cheio de rolha! Quero outra immediatamente! Chama o gerente do restaurante!"
E põe-se a discutir com o gerente, que resteja no chão como um cão enquanto oferece outra garrafa. Entretanto, está a haver uma quantidade enorme de complicações na cozinha, onde o chefe está suando ao olhar para uma autêntica LISTA de pormenores a respeito da refeição do nosso insatifeito cliente.
- "É impossivel! Como é que vou conseguir isto tudo!?"
Vira-se para o empregado e exclama:
- "Vais dizer ao cliente que não vai ser possível servir a refeição..."
O empregado responde que não, vai ter mesmo que ser, e que o gerente já mandou servir a comida à muito tempo. O pobre cozinheiro encolhe os ombros resignadamente, e trata de preparar a comida. Passado uns 15 minutos está o jovem empregado tremendo a servir a comida ao cliente insatisfeito.
- "Está aqui senhor, esperemos que esteja tudo bem..." diz ele, com muito pouca convicção.
O cliente insatisfeito demora a responder, e analisa sucintamente o que está posto à sua frente. Finalmente:
"Está exactamente como eu quero, perfeito."

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